Mundo

Edan Alexander, refém em Gaza, é libertado pelo Hamas e entregue à Cruz Vermelha

há 5 horas

O jovem israelo-americano Edan Alexander, capturado em outubro, foi libertado pelo Hamas e entregue à Cruz Vermelha, em plena escalada do conflito.

Edan Alexander, refém em Gaza, é libertado pelo Hamas e entregue à Cruz Vermelha

O israelo-americano Edan Alexander, de apenas 21 anos, foi finalmente libertado pelo Hamas e entregue à Cruz Vermelha na região norte de Khan Younis. A confirmação da sua libertação foi feita tanto pelas Forças de Defesa de Israel (IDF) como pela própria Cruz Vermelha.

Num comunicado divulgado e repercutido pelo The Times of Israel, o Hamas revelou que a decisão de libertar Edan foi resultado de "conversações significativas" com os Estados Unidos, destacando a "flexibilidade" da sua parte nas negociações.

O grupo islamita também pediu à administração de Donald Trump para "prosseguir com os esforços para pôr fim à guerra brutal iniciada por Netanyahu contra mulheres, crianças e cidadãos indefesos na Faixa de Gaza".

As IDF confirmaram que "um refém foi transferido" para a Cruz Vermelha, que por sua vez, afirmou que Edan está a caminho das forças israelitas. Posteriormente, a IDF anunciou que "o soldado Edan Alexander já cruzou a fronteira para o território israelita".

A captura do jovem ocorreu durante um ataque dramático do Hamas em solo israelita a 7 de outubro, onde foram feitos cerca de 1.200 mortos e mais de duas centenas de reféns foram capturados. Até à data, de 251 pessoas que foram sequestradas, 58 permanecem detidas em Gaza, tendo 34 sido declaradas mortas pelo exército israelita.

Este ataque sem precedentes gerou uma intensa resposta militar por parte de Israel, resultando em dezenas de milhares de mortos e uma devastação quase total nas infraestruturas da Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas desde 2007.

Edan Alexander é agora um dos poucos reféns que conseguiram ser libertados, após 584 dias de cativeiro.

Tags:
#LibertaçãoEdan #ConflitoGaza #PazNoOrienteMédio