Cultura

Duas obras luso-espanholas brilham na secção Made in Spain do Festival de San Sebastián

O Festival de San Sebastián apresenta duas coproduções portuguesas na sua programação, celebrando o cinema luso-espanhol de 19 a 27 de setembro.

13/08/2025 14:25
Duas obras luso-espanholas brilham na secção Made in Spain do Festival de San Sebastián

A secção Made in Spain do 73.º Festival de San Sebastián, que se realiza de 19 a 27 de setembro, contará com duas notáveis coproduções de Portugal. Este segmento é reconhecido por destacar obras cinematográficas que não participam na competição principal do festival.

Um dos filmes selecionados é 'Uma Quinta Portuguesa', que actualmente está em exibição nas salas de cinema de Portugal. Esta coprodução entre Portugal e Espanha é dirigida por Avelina Prat e apresenta um elenco que inclui Manolo Solo, Maria de Medeiros e Branka Katic. A narrativa centraliza-se em Fernando, um apático professor de geografia que se vê devastado pelo desaparecimento da esposa. Sem direção na vida, ele assume a identidade de um jardineiro numa propriedade em Portugal, desenvolvendo uma amizade com a proprietária e vivendo uma nova realidade que não é a sua.

A película foi filmada na Quinta da Aldeia, situada em Ponte de Lima, e fez a sua estreia no festival de cinema de Málaga em 2025. O elenco ainda conta com Rita Cabaço, Rui Morrison e Luísa Cruz.

Outra coprodução presente é 'San Simón', do artista visual Miguel Ángel Delgado. Este filme traz à tona a história da ilha que foi transformada em campo de concentração durante os primeiros anos da guerra civil espanhola, iniciada em 1936. O regime de Franco converteu um antigo lazareto num espaço de repressão, onde os prisioneiros sofriam rodeados por uma paisagem de grande beleza.

Vale a pena mencionar que a secção Made in Spain irá também resgatar produções que participaram na última edição do Festival de Cannes, como 'Sirat' e 'Romería', além de obras premiadas em festivais diferentes, como 'Sorda' e 'Los tortuga'.

A programação ainda incluirá três documentários da secção do Festival de Málaga, que elevam a diversidade do panorama cinematográfico apresentado na secção não competitiva. Entre os destaques está 'La infiltrada', que foi um dos grandes êxitos comerciais do ano passado e recebeu diversas nomeações para os Prestigiados Prémios Goya.

#CinemaLusoEspanhol #FestivalDeSanSebastián #CulturaEArte