Economia

Desempenho dos Bancos em Queda: Juros Efeituem Impacto na Rentabilidade

A redução dos juros nos créditos afetou a rentabilidade dos bancos no primeiro trimestre de 2024, levando a uma queda nos lucros, conforme relatório do Banco de Portugal.

14/08/2025 14:40
Desempenho dos Bancos em Queda: Juros Efeituem Impacto na Rentabilidade

No primeiro trimestre de 2024, a rentabilidade dos bancos portugueses sofreu uma diminuição em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo o relatório divulgado pelo Banco de Portugal. A rendibilidade do ativo (ROA) e a do capital próprio (ROE) apresentaram valores de 1,29% e 13,94%, respetivamente, com uma redução de 0,11 e 1,54 pontos percentuais.

A principal razão apontada para esta descida é a redução da margem financeira – a diferença entre os juros que os bancos pagam pelos depósitos e os que cobram pelos empréstimos. Em especial, a diminuição dos juros aplicados a empréstimos a empresas e a clientes particulares contribuiu para este resultado.

No entanto, a rentabilidade dos bancos também foi favorecida por uma queda nas provisões e imparidades, que atenuaram um pouco a situação. De acordo com dados da Lusa, os cinco maiores bancos que operam em Portugal, incluindo Caixa Geral de Depósitos (CGD), Santander Totta, Millennium BCP, Novo Banco e BPI, obtiveram um lucro agregado de 1.218,6 milhões de euros, o que representa uma ligeira queda de 0,5% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. No global, este grupo de instituições viu os seus lucros descerem em 6,5 milhões de euros quando comparados com os mesmos três meses de 2023.

#BancaEmQueda #JurosEmBaixa #RentabilidadeAbaixo