Política

Debates Legislativos: Pedro Nuno Santos lidera a conversa digital

há 1 semana

Pedro Nuno Santos surge como o candidato mais mencionado nas redes sociais, rebatendo nomes de AD e CH, numa análise que destaca os principais temas em debate.

Debates Legislativos: Pedro Nuno Santos lidera a conversa digital

De acordo com o recente Barómetro Cision/Brandwatch, a segunda semana de debates legislativos regista uma transformação na cena mediática digital. Pedro Nuno Santos, do PS, ascende ao topo com 22% das menções, ultrapassando Luís Montenegro (AD) e André Ventura (CH), que permanecem em posições inferiores com 19% e 18% (n.º do Primeiro-Ministro), respetivamente.

Os temas que mais mobilizam as redes mantêm a mesma ordem: Habitação lidera com 36% das menções, seguida pela Imigração (29%) e pela Saúde (19%), reforçando a preocupação dos portugueses face às rendas elevadas.

No debate de Páscoa, o embate entre a Aliança Democrática e o Bloco de Esquerda viu a participação de Nuno Melo (AD) e Joana Mortágua (BE). Um infeliz incidente, ao ver a viatura de Joana ser alvo de um assalto, desencadeou uma onda de críticas à segurança urbana e à eficácia da liderança política, tendo o tema segurança sido mencionado em 36% dos comentários.

Num outro encontro, André Ventura (CH) confrontou Paulo Raimundo (PCP). Enquanto os internautas elogiaram a postura calma de Paulo Raimundo, o discurso provocador de Ventura foi duramente criticado, chegando ele a ser o mais referenciado com 51% das menções, tendo a Imigração sido o tópico que gerou 54% do debate.

Antes da Páscoa, realizou-se um debate à Esquerda entre Pedro Nuno Santos (PS) e Rui Tavares (Livre), onde os internautas enfatizaram a estratégia do PS de fomentar um voto tático contra a Direita – Santos reuniu 84% das menções, com a Habitação a concentrar 51% dos comentários. Seguidamente, num segundo debate que contrapôs André Ventura (CH) e Rui Rocha (IL), a retórica populista de Ventura voltou a ser tema de contestação, com os seus 59% de menções e 52% de foco na Imigração, contrastando com a resposta crítica de Rocha, que alertou para a possível falência do país.

O debate que gerou maior atividade nas redes foi o que colocou André Ventura contra Rui Tavares, representando 12% das menções, enquanto os debates entre BE/Pan e IL/Livre registaram apenas 1%.

Numa nova análise, o Barómetro também revelou a utilização das redes sociais pelos partidos. O PCP lidera nesta vertente, tendo publicado 286 posts desde o início dos debates; em contraste, o PSD apresentou apenas 38 publicações. Quanto ao engagement, o Chega destaca-se com 43% das interacções, demonstrando a forte capacidade de mobilização dos seus conteúdos.

Estes dados foram recolhidos através da plataforma Brandwatch, que, com o apoio de inteligência artificial e aprendizagem automática, permite extrair valor e estruturar a opinião de milhões de utilizadores nas redes sociais.

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