Mundo

Damasco responsabiliza combatentes drusos por desrespeito ao cessar-fogo em Sweida

A presidência da Síria denunciou hoje as facções drusas de Sweida por desconsiderarem o cessar-fogo, envolvendo-se em atos violentos contra civis no sul do país.

17/07/2025 23:30
Damasco responsabiliza combatentes drusos por desrespeito ao cessar-fogo em Sweida

A presidência síria fez hoje uma acusação contundente contra os combatentes drusos da província de Sweida, alegando que estes violaram o cessar-fogo que permitiu a retirada das forças governamentais da região. Segundo o comunicado oficial, as chamadas "forças fora da lei" têm perpetrado "atos de violência horríveis" dirigidos a civis.

O governo sírio descreveu os actos como "crimes que violam completamente as obrigações de mediação", pondo em risco a paz civil e provocando um estado de caos e insegurança na área.

A declaração de Damasco surge após a agência de notícias estatal SANA reportar ataques aéreos israelitas nos arredores de Sweida, enquanto ainda estava em vigor a trégua, que se seguia a confrontos intercomunitários intensos.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos informou que foram atingidos beduínos, um grupo que, nas últimas semanas, se envolveu em violentos conflitos com a comunidade drusa local, a qual recebe apoio de Israel.

#ConflitoSíria #DireitosHumanos #PazEmRisco