Cuidados a ter ao tomar magnésio: medicamentos a evitar
Misturar suplementos de magnésio com certos medicamentos pode resultar em reações indesejadas. Conheça os cuidados a ter e consulte sempre um profissional de saúde.

Está a considerar tomar suplementos de magnésio? É crucial ser cauteloso com a combinação destes com determinados medicamentos. A farmacêutica Cathryn Williamson partilhou informações valiosas no portal EatingWell sobre interações que podem ocorrer entre o magnésio e cinco classes de medicamentos que deve evitar.
1. Antibióticos
A interação mais significativa ocorre com os antibióticos. O magnésio pode ligar-se a estes medicamentos no intestino, reduzindo a sua absorção. Recomenda-se que tome os suplementos pelo menos duas a seis horas após a administração do antibiótico para garantir a eficácia do tratamento.
2. Medicamentos para a osteoporose
A deficiência de magnésio está relacionada com a osteoporose, mas a ingestão de suplementos pode interferir na absorção de fármacos utilizados para tratar esta condição. Esta interação pode prejudicar a eficácia dos medicamentos e, por conseguinte, a saúde óssea ao longo do tempo.
3. Medicamentos para a pressão arterial
A amlodipina, um bloqueador dos canais de cálcio, pode ter o seu efeito amplificado pelo magnésio. Combinar os dois pode resultar numa queda excessiva da pressão arterial. É aconselhável discutir este assunto com o seu médico.
4. Diuréticos
A adequação do magnésio em relação aos diuréticos deve ser avaliada pelo seu médico, que decidirá se os suplementos são seguros ou necessários no seu caso específico.
5. Anfetaminas
Os suplementos de magnésio podem alterar o pH do estômago, afetando a absorção de anfetaminas, que necessitam de um ambiente ácido. É recomendado esperar pelo menos duas horas antes de tomar magnésio após o uso de anfetaminas.
Sinais de alerta
Esteja atento a sintomas que possam indicar uma reação adversa ao combinar magnésio com medicamentos. Vómitos e fadiga são sinais a considerar. A fraqueza, em particular, pode sugerir que o magnésio está a afetar a eficácia de um medicamento, como a diminuição excessiva da pressão arterial.
Além disso, preste atenção a irregularidades nos batimentos cardíacos. Batimentos lentos ou irregulares podem apontar para níveis elevados de magnésio no sangue, especialmente se estiver a tomar medicamentos que já impactam a sua função cardíaca.