Auto

Crescimento das vendas de carros elétricos desacelera em julho

As vendas globais de carros elétricos continuam a aumentar, mas o ritmo foi mais lento em julho, com um crescimento de 21% em comparação com o ano anterior.

13/08/2025 20:05
Crescimento das vendas de carros elétricos desacelera em julho

No mês de julho, as vendas de carros eletrificados a nível mundial registaram um crescimento, embora menos acelerado do que nos meses anteriores. O aumento foi de 21 por cento em comparação ao mesmo mês de 2024, uma desaceleração face aos 25 por cento observados em junho. Os dados abrangem tanto veículos elétricos a bateria (BEV) como híbridos plug-in (PHEV) e são provenientes da Rho Motion.

Na China, que se afirma como o maior mercado de carros elétricos do mundo, as vendas de BEV apresentaram uma descida em relação a junho, mas avançaram 12 por cento quando comparadas a julho de 2024. Os veículos elétricos a bateria mantiveram-se em destaque, enquanto os híbridos plug-in registaram uma queda nas vendas. A penetração de mercado dos veículos eletrificados atingiu os 50 por cento pelo terceiro mês consecutivo.

Na Europa, os resultados variaram significativamente de país para país. Enquanto a Alemanha registou um crescimento de 43 por cento e o Reino Unido 32 por cento, em França o aumento foi muito mais modesto, apenas 9 por cento. No âmbito do Velho Continente, a penetração de mercado dos automóveis eletrificados atingiu os 11 por cento, com os BEV a crescerem 30 por cento no primeiro semestre e os PHEV a registarem um aumento nas vendas de 32 por cento. Ao longo dos primeiros sete meses do ano, o crescimento dos veículos eletrificados foi de 30 por cento.

Na América do Norte, que inclui o Canadá, os Estados Unidos e o México, as vendas de modelos eletrificados subiram apenas 2 por cento no total dos primeiros sete meses em relação a 2024. Prevê-se que a procura aumente até ao final de setembro, mas há preocupações sobre uma potencial quebra com o fim dos incentivos para a aquisição de modelos elétricos nos Estados Unidos, agendado para 30 de setembro.

Entre janeiro e julho, foram vendidos globalmente 10,7 milhões de carros híbridos e elétricos, um crescimento considerável de 27 por cento. O mercado chinês é determinante, respondendo por mais de metade das vendas totais, com 6,5 milhões de unidades e um aumento de 29 por cento. O Resto do Mundo também teve um desempenho notável, com um crescimento de 42 por cento nas vendas de modelos eletrificados, seguido pela Europa, com 30 por cento e 2,3 milhões de unidades vendidas. A América do Norte, por sua vez, cresceu apenas 2 por cento.

#CarrosElétricos #VendasEmAlta #SustentabilidadeAutomóvel