Tech

Conflito Israel-Irán e a desinformação em alta em junho

O conflito entre Israel e o Irão foi o principal foco da desinformação em junho, destacando-se também o papel da Inteligência Artificial na propagação de conteúdos falsos, conforme relatório do EDMO.

há 7 horas
Conflito Israel-Irán e a desinformação em alta em junho

Segundo o relatório mensal do Observatório Europeu dos Meios de Comunicação Digitais (EDMO), divulgado recentemente, a desinformação relacionada com a guerra entre Israel e o Irão constituiu 14% dos 1.502 artigos analisados pelas 33 organizações de verificação de factos que integram esta rede. A guerra na Ucrânia seguiu-se de perto, com 10% dos conteúdos analisados, enquanto 5% diziam respeito à imigração. Questões relativas à União Europeia, covid-19 e alterações climáticas também ocuparam 5% do total.

O relatório destaca que 51 artigos (3%) focaram na desinformação em torno do conflito entre Israel e Hamas, enquanto 14 (1%) abordaram temas relacionados com LGBT+ e género.

"O foco da desinformação em junho foi a guerra de 12 dias entre Israel e Irão, que coincidiram com um aumento significativo da proliferação de conteúdos gerados por Inteligência Artificial," revela o documento. A análise apurou que a maior parte da desinformação estava dirigida a "exagerar o impacto do contra-ataque do Irão a Israel, reforçando a propaganda estatal iraniana".

A utilização de inteligência artificial neste contexto atingiu um "nível sem precedentes", com um crescimento de 10% na quantidade de conteúdos gerados por esta tecnologia. Os vídeos produzidos com estas ferramentas foram os mais partilhados nas plataformas de verificação de factos do EDMO, devido à facilidade e baixo custo da criação de vídeos realistas através de IA.

O relatório também confirma a continuidade da tendência observada nos meses anteriores, onde a guerra na Ucrânia mantém-se como um foco constante de desinformação. Em contrapartida, a desinformação sobre a União Europeia e a covid-19 apresentou uma diminuição nos últimos tempos, assim como a temática relacionada com o conflito entre Israel e Hamas.

Por fim, a pesquisa menciona um caso significativo de desinformação a nível nacional em Portugal, que envolveu um ataque a um ator em Lisboa.

#Desinformacao #InteligenciaArtificial #ConflitosGlobais