Concelhos algarvios em alerta máximo para incêndios e calor a aproximar-se dos 30º
Loulé, São Brás de Alportel e Tavira têm hoje nível máximo de risco de incêndio rural, de acordo com o IPMA, com temperaturas a subir nos próximos dias.

Os concelhos de Loulé, São Brás de Alportel e Tavira, situados na região do Algarve, encontram-se hoje sob um alerta máximo de perigo de incêndio rural, conforme indicado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Este organismo prevê um agravamento dessas condições nos próximos dias, acompanhadas pelo aumento das temperaturas.
Além destes concelhos, várias localidades do interior norte e centro de Portugal, assim como do Algarve, apresentam um risco muito elevado de incêndio. O mesmo se pode dizer de muitos concelhos no Alentejo e na costa norte do país, que estão classificados como estando em risco elevado.
Os dados apresentados pelo IPMA revelam que a partir de terça-feira, o risco de incêndios terá uma subida significativa, mantendo-se elevado pelo menos até ao final da semana em alguns distritos. O grau de perigo, que varia entre reduzido e máximo, é avaliado com base em fatores como temperatura do ar, humidade, velocidade do vento e precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.
Em resposta ao calor, o IPMA emitiu um aviso amarelo para os distritos de Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Vila Real, Beja, Castelo Branco e Portalegre, que estará em vigor entre as 09h00 de terça-feira e as 18h00 de quarta-feira. Também foram incluídas a costa sul e áreas montanhosas da ilha da Madeira no mesmo alerta, que estará ativo entre as 09h00 de terça-feira e as 21h00 de quarta-feira.
O aviso amarelo é uma notificação do IPMA que sinaliza uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da meteorologia".
Para esta quarta-feira, o IPMA prevê no continente um céu pouco nublado e vento forte nas áreas costeiras e montanhosas. A temperatura deverá apresentar uma leve subida em algumas regiões, à exceção da costa da região Centro, onde se prevê uma ligeira descida das máximas.
As temperaturas mínimas oscilarão entre os 12 graus Celsius na Guarda e os 18 graus em Aveiro e Lisboa, enquanto as máximas poderão variar de 23 graus em Viana do Castelo até 28 graus em Santarém e Bragança.
No arquipélago da Madeira, espera-se um céu maioritariamente nublado durante a manhã, com uma diminuição gradual da nebulosidade. Poderão ocorrer chuvas fracas nas áreas montanhosas e na face norte da ilha. As temperaturas no Funchal variarão entre 21 e 27 graus, enquanto em Porto Santo estarão entre 19 e 25 graus.