Mundo

Comissária Europeia exige fim das restrições em Gaza

Hadja Lahbib, comissária europeia, apelou à Israel para que alivie as restrições em Gaza, sublinhando a urgência de um cessar-fogo e o restabelecimento da ajuda humanitária da ONU.

25/07/2025 00:05
Comissária Europeia exige fim das restrições em Gaza

A comissária europeia da Gestão de Crises, Hadja Lahbib, fez um apelo urgente esta quinta-feira a Israel, defendendo que é imperativo "levantar as restrições" impostas à Faixa de Gaza e permitir que a ONU reassuma o controlo da ajuda humanitária.

"É absolutamente necessário que todos os cruzamentos sejam abertos e que as restrições israelitas sejam removidas, possibilitando uma resposta humanitária dirigida pela ONU desde já", escreveu Lahbib nas redes sociais.

A ex-ministra dos Negócios Estrangeiros da Bélgica alertou que "a crise alimentar em Gaza atinge proporções catastróficas", destacando que um número crescente de pessoas enfrenta a ameaça de inanição.

"Esta fome, resultante de ações humanas, deve chegar ao fim. É urgente implementar um cessar-fogo permanente", enfatizou a comissária.

No passado dia 21 de julho, Lahbib, junto com os ministros dos Negócios Estrangeiros de 25 países, incluindo Espanha, lançou uma petição conjunta ao governo israelita, exigindo o fim do conflito em Gaza e o levantamento das restrições humanitárias.

No dia seguinte, líderes das instituições da União Europeia exprimiram a sua indignação e condenaram veementemente os ataques israelitas contra civis palestinianos em locais de distribuição de ajuda.

#GazaEmCrise #AjudaHumanitária #PazUrgente