Mundo

Comemorações dos 80 anos do Dia da Vitória no Reino Unido

há 13 horas

No próximo dia 8 de maio, o Reino Unido assinala os 80 anos do fim da II Guerra Mundial na Europa com um conjunto de cerimónias militares, festividades e eventos por todo o país.

Comemorações dos 80 anos do Dia da Vitória no Reino Unido

O Reino Unido prepara-se para celebrar na próxima semana os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa, um momento histórico conhecido como o Dia da Vitória, que será marcado por diversas cerimónias militares, música e uma extensão dos horários de funcionamento dos bares.

A 8 de maio de 1945, os aliados aceitaram a rendição incondicional da Alemanha nazi, encerrando assim o conflito europeu, o que levou à designação deste dia como o Dia da Vitória.

As festividades iniciarão a 5 de maio, coincidindo com o feriado tradicional da primeira segunda-feira de maio. Um cortejo militar, que contará com 1.300 soldados das Forças Armadas, será uma das atrações principais.

Às 12:00 (mesma hora de Lisboa), o icónico 'Big Ben' tocará e um ator irá recitar na Praça do Parlamento excertos do histórico discurso do antigo primeiro-ministro Winston Churchill que assinalou o fim da guerra.

Em um gesto simbólico, Alan Kennett, um veterano da batalha da Normandia que completa 100 anos, receberá uma tocha comemorativa para marcar o início do cortejo, que passará pela Cenotáfio e terminará no Palácio de Buckingham.

O primeiro-ministro Keir Starmer e o Rei Carlos III marcarão presença no desfile, que deverá atrair milhares de pessoas às ruas de Londres, especialmente na área do 'Mall'. O evento culminará com um sobrevoo da esquadrilha 'Red Arrows' e outros 23 aviões, tanto da era atual como históricos.

As celebrações serão transmitidas na televisão, e o Governo encorajou a população a organizar festas de rua e piqueniques. O Rei também irá receber no Palácio veteranos da guerra.

Uma instalação artística com cerca de 30 mil papoilas vermelhas de cerâmica será exposta na Torre de Londres a partir de terça-feira, relembrando os soldados que perderam a vida e o sacrifício envolvido.

No dia 8, as celebrações continuarão com uma cerimónia formal na Abadia de Westminster e um concerto à noite que relembrará a vitória e o legado da guerra, enquanto os pubs britânicos terão autorização para funcionar duas horas além do habitual, até à 01:00 de sexta-feira.

Um evento adicional está agendado para 15 de agosto, em comemoração à derrota do Japão, que ocorreu mesmo após a rendição da Alemanha, prolongando o conflito até a utilização de bombas atómicas em Hiroshima e Nagasaki.

Tags:
#DiaDaVitória #80anos #MemóriaHistórica