Combates Drusos Assumem Cidade de Sweida, Mas Violência Prossegue na Província
A cidade de Sweida, no sul da Síria, foi reestabelecida sob controlo druso, mas a região continua a ser palco de confrontos interétnicos, apesar do anunciado cessar-fogo por parte das autoridades.

Os combatentes drusos restabeleceram o seu domínio sobre a cidade de Sweida, localizada no sul da Síria, conforme anunciado hoje por uma organização não governamental (ONG) e um grupo armado. Contudo, os conflitos intercomunitários persistem em várias áreas da província.
As hostilidades continuam, mesmo após o governo sírio ter proclamado um cessar-fogo e mobilizado forças na província para tentar pormo fim aos confrontos entre drusos e combatentes beduínos e tribais, confrontos que, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), resultaram em 940 mortes ao longo de uma semana.
No sábado de manhã, os combatentes beduínos e tribais ainda se encontravam na parte ocidental da cidade, que é predominantemente drusa. No entanto, o OSDH informou que, na noite de sábado, os combatentes tribais se retiraram de Sweida após uma contraofensiva drusa. Bassem Fakhr, porta-voz do Movimento dos Homens de Dignidade, uma das principais facções drusas, confirmou à agência de notícias francesa AFP que “os beduínos já não estão presentes na cidade”.
Apesar do cessar-fogo, Fakhr alertou que "os beduínos continuam a atacar em várias estradas fora da cidade”. O OSDH também mencionou que, mesmo após a retirada, os confrontos nas áreas circundantes persistiram, com pesado combate reportado na cidade de Ariqa, ao norte de Sweida.
Durante uma conferência de imprensa em Damasco, o ministro da Informação sírio, Hamza Moustafa, afirmou que o cessar-fogo ainda é “frágil”. Ele explicou que a primeira fase da implementação do acordo envolve o reforço de forças de segurança na província, mas não especificamente na cidade. A próxima fase incluirá a abertura de corredores humanitários entre Sweida e Deraa, para facilitar a evacuação de civis e feridos. O destacamento de forças de segurança em Sweida será feito numa fase posterior.
A capital da província de Sweida abriga cerca de 100 mil habitantes, correspondendo a um quarto da população da região que faz fronteira com a Jordânia. Os drusos, uma minoria religiosa na Síria, seguem uma fé que combina elementos do judaísmo e do cristianismo, com cultura árabe, e encontram-se também em Israel e noutros países da região.