País

Combate a Incêndio em Altitude Prossegue em Seia com Ações Aéreas e de Terra

Equipas de bombeiros e sapadores em Seia continuam a enfrentar incêndios em terrenos de difícil acesso, com heli-evacuações e técnicas manuais para controlar as chamas na Serra da Estrela.

há 1 hora
Combate a Incêndio em Altitude Prossegue em Seia com Ações Aéreas e de Terra

Desde a noite de quarta-feira, as equipas de bombeiros e sapadores da Serra da Estrela têm estado em constante ação para combater incêndios em áreas de difícil acesso e elevada altitude, superiores a 1.600 metros, no concelho de Seia. A informação foi divulgada pelo presidente da Câmara Municipal, Luciano Ribeiro, à agência Lusa.

O autarca destacou que ainda existem chamas ativas na cabeceira da ribeira de Cabrum e na Penha dos Abutres, zonas onde a intervenção de veículos terrestres é inviável. Assim, cerca de 40 operacionais, que se revezam, estão a lutar contra o fogo utilizando ferramentas manuais e acesso por caminhos estreitos, ou ainda através de transportes aéreos.

Em algumas ocasiões, foi possível recorrer ao uso de água, ainda que tenha sido necessário recorrer a longos lances de mangueira, que podem atingir até dois quilómetros, desde o camião-cisterna até ao foco do incêndio.

Atualmente, a principal preocupação na região consiste em controlar o incêndio na "cumeada", evitando que este desça para outros vales, onde poderia ampliar significativamente a sua dimensão, afirmou Luciano Ribeiro.

Este incêndio, que afecta o concelho de Seia, situado no distrito da Guarda, teve início no dia 13 de agosto na localidade do Piódão, em Arganil, no distrito de Coimbra. Ao longo de mais de uma semana, as chamas alastraram não só a Seia como também aos concelhos de Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra (Coimbra), Castelo Branco, Covilhã e Fundão (Castelo Branco).

O último relatório provisório do Sistema de Gestão de Informação de Incêndios Florestais (SGIF), atualizado na quarta-feira, indica que este incêndio já consumiu uma vasta área de 53.224 hectares.

#IncêndioSerra #BombeirosHeroicos #Combate àsChamas