Ciclista franco-alemão detido no Irão após desaparecimento
Um jovem ciclista franco-alemão, desaparecido desde junho, foi detido no Irão por alegações de crime, como revelou o Ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano.

O ciclista franco-alemão Lennart Monterlos, de 18 anos, que estava em falta desde 16 de junho enquanto percorria o Irão, foi detido pelas autoridades locais. A informação foi confirmada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Abbas Araghchi, ao jornal Le Monde, que salientou que o jovem terá sido apanhado por "cometer um crime".
Araghchi também informou que uma notificação oficial sobre a sua situação foi enviada à embaixada francesa. O Ministério dos Negócios Estrangeiros francês, em resposta, declarou à agência France-Presse (AFP) que está a manter contacto com as autoridades iranianas em relação ao caso de Monterlos, assim como com a sua família. Contudo, o ministério optou por não divulgar mais detalhes, explicando que a segurança do cidadão francês está em risco.
O Quai d'Orsay reiterou ainda um apelo para que os cidadãos franceses evitem viajar até ao Irão, advertindo para as políticas "deliberadas" do país em relação a reféns ocidentais.
Recentemente, a situação no Irão tem sido complicada, com a detenção de dois outros cidadãos franceses, Cécile Kohler e Jacques Paris, acusados de espionagem em benefício de Israel e que enfrentam a pena capital. Kohler, uma professora de literatura de 40 anos, e Paris, de 72, foram presos em 7 de maio de 2022 durante uma viagem turística.