Economia

China emite obrigações em Macau para fortalecer mercado financeiro

O governo chinês anunciou a emissão de obrigações em Macau, somando seis mil milhões de yuan, visando impulsionar o mercado obrigacionista da região semiautónoma.

há 5 horas
China emite obrigações em Macau para fortalecer mercado financeiro

Na mais recente medida para dinamizar o mercado financeiro, o Ministério das Finanças da República Popular da China revelou hoje que irá emitir obrigações nacionais em Macau, num total de seis mil milhões de renminbi (cerca de 713,7 milhões de euros). A data de emissão está agendada para 16 de julho, dirigida principalmente a investidores institucionais.

Em comunicado, o Gabinete de Comunicação Social do Governo de Macau afirmou que esta iniciativa reflete o compromisso do Governo Central em fomentar o desenvolvimento de novas áreas financeiras na região, especialmente no que toca ao mercado obrigacionista, e a promover uma economia mais diversificada em Macau.

A nova emissão de títulos tem como objetivo atrair investidores internacionais para o mercado obrigacionista local, além de estimular o crescimento do mercado offshore de renminbi e reforçar a cooperação financeira entre o Interior da China e Macau. Esta emissão segue uma anterior, realizada em outubro, na qual foram emitidos cinco mil milhões de yuan (650 milhões de euros) em títulos de dívida.

O Governo de Macau tem manifestado interesse em estabelecer uma bolsa de valores offshore denominada em renminbi, alinhando-se com o papel estratégico da região como plataforma de serviços comerciais e financeiros, especialmente entre a China e os países de língua portuguesa.

Recentemente, o regulador financeiro de Macau indicou que os bancos centrais de Angola e Timor-Leste estão a explorar a possibilidade de emitir dívida pública na região, na tentativa de atrair investimentos da China continental.

A Autoridade Monetária de Macau, representada por Henrietta Lau Hang Kun, enfatizou os esforços para posicionar Macau como uma plataforma de serviços financeiros para os países lusófonos e se encontra actualmente em negociações para facilitar emissões de dívida através do território.

Em 2019, Portugal destacou-se como o primeiro país da zona euro a emitir dívida em renminbi, numa operação equivalente a dois milhões de renminbi (253,4 milhões de euros).

#InvestimentoInternacional #MercadoFinanceiro #Macau