Política

Carneiro expressa apoio incondicional aos bombeiros no combate aos incêndios

O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, manifestou solidariedade aos bombeiros em Lagos, reconhecendo o notável esforço no enfrentamento dos incêndios florestais que o país atravessa.

10/08/2025 21:05
Carneiro expressa apoio incondicional aos bombeiros no combate aos incêndios

O secretário-geral do Partido Socialista, José Luís Carneiro, utilizou uma visita ao quartel dos bombeiros voluntários de Lagos, no Algarve, para expressar a sua profunda solidariedade a todos os bombeiros em Portugal, destacando o "esforço hercúleo" que estes profissionais realizam no combate aos incêndios.

Durante a visita, Carneiro enfatizou que o país enfrenta momentos desafiantes devido aos incêndios florestais, antecipando a possibilidade de dias ainda mais difíceis pela frente, especialmente até ao final do verão. “Estamos a viver um período crítico, e é importante reconhecer o árduo trabalho daqueles que se dedicam a esta causa”, declarou.

O líder socialista, que ocupou o cargo de ministro da Administração Interna entre 2022 e 2024, não hesitou em deixar uma mensagem de força e confiança para todos os que atuam nas várias associações humanitárias em Portugal. “Conheço bem os desafios que enfrentam e o esforço que mobilizam todos os dias para proteger vidas e bens”, acrescentou.

Atualmente, quatro incêndios que deflagram na região norte do país são a maior preocupação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), envolvendo mais de 1.000 operacionais. O comandante nacional Mário Silvestre revelou que as ocorrências mais significativas estão a ocorrer em Sirarelhos (Vila Real), Alvadia (Ribeira de Pena), Frexes e Torres (Trancoso) e Pereira (Covilhã).

Estes incêndios contam com a mobilização de 1.245 operacionais, além de 392 veículos e 19 meios aéreos. Apontando para a corporação de Lagos como um exemplo a seguir, Carneiro elogiou a sua estrutura e as diversas valências de serviço que oferecem, desde a luta contra incêndios até ao apoio em zonas costeiras.

Questionado sobre uma possível avaliação do trabalho do Governo na área dos incêndios, Carneiro preferiu adiar esse tema, afirmando que "o momento agora é de solidariedade aos que lutam contra as chamas".

O secretário-geral também sublinhou a importância da responsabilidade individual na proteção florestal e na prevenção de incêndios, apelando à cautela em períodos críticos. “Quando se multiplicam os incêndios pelo país, temos de ter a consciência de que os meios são limitados”, destacou.

“A solução para gerir os incêndios passa também por atitudes e comportamentos responsáveis de todos os cidadãos”, concluiu, reafirmando a necessidade de um esforço coletivo no combate a este problema.

#SolidariedadeBombeiros #CombateIncêndios #FlorestasSeguras