Calor intenso provoca extensão do aviso laranja em sete distritos até domingo
O IPMA prolongou o aviso laranja em Bragança, Évora, Guarda, Faro, Beja, Castelo Branco e Portalegre até domingo às 18h00 devido ao calor extremo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou que o alerta laranja, que tem como base a severidade do calor, estará em vigor até às 18h00 deste domingo em sete distritos: Bragança, Évora, Guarda, Faro, Beja, Castelo Branco e Portalegre. Este aviso resulta da "persistência de valores muito elevados da temperatura máxima".
Nos distritos de Vila Real e Viseu, a situação de alerta laranja será válida até à meia-noite de sábado, passando então para o aviso amarelo, que é um nível menos grave na escala de riscos. Por seu lado, Leiria e Coimbra também estão sob aviso amarelo até às 18h00 de hoje, enquanto Santarém irá manter este alerta até às 18h00 de sábado e Setúbal até às 18h00 de domingo.
Os avisos do IPMA, que incluem níveis vermelho, laranja e amarelo, são emitidos quando há condições meteorológicas que representam diversas graduações de risco. Este calor extremo acontece num contexto de alerta contínuo em Portugal desde 02 de agosto, devido ao elevado risco de incêndios. A ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, revelou que, face a 22 dias sem abrandamento do calor, a situação de alerta foi prolongada até domingo.
A ministra frisou que todas as restrições e proibições permanecem em vigor, dada a gravidade da situação, que já levou a vários incêndios que devastaram mais de metade dos 75 mil hectares de área ardida até agora este ano.