BYD está prestes a inaugurar a sua primeira fábrica na Europa
A primeira unidade da BYD na Europa, localizada na Hungria, está quase finalizada. Recentemente, foi anunciada uma parceria com a voestalpine para fornecer materiais para a nova instalação.

A espera está quase a chegar ao fim para a BYD, que se prepara para abrir a sua primeira fábrica na Europa, situada em Szeged, Hungria. As instalações estão previstas para iniciar a produção ainda este ano de 2025.
Na quarta-feira, a fabricante chinesa revelou uma nova colaboração com a voestalpine, empresa austríaca responsável pela produção de aço para a nova fábrica. A escolha por esta parceria foi influenciada pela reputação, qualidade dos produtos e proximidade geopolítica da voestalpine.
A BYD continua a sua ambiciosa expansão pelo mercado europeu, prevendo ter veículos disponíveis em 29 países até final do ano. A rede de vendas da marca deverá aumentar para mais de 1.000 retalhistas.
Além da fábrica, a Hungria também se tornará a nova sede europeia da BYD, complementada por um centro de pesquisa e desenvolvimento.
Adicionalmente, a empresa planeia implementar na Áustria um projeto piloto da tecnologia V2H (Vehicle to Home), que possibilita o carregamento bidirecional, oferecendo uma solução de backup a partir da energia armazenada nos veículos elétricos durante falhas de energia.
No que diz respeito ao mercado português, a BYD obteve um notável aumento nas vendas. Em maio, venderam-se 441 veículos da marca em Portugal, representando um crescimento impressionante de 231,6% comparado ao mesmo mês do ano anterior. Esta performance fez da BYD a líder em vendas de automóveis 100% elétricos no país.
Peugeot e BMW seguiram-se em segundo e terceiro lugares, respetivamente. No total dos primeiros cinco meses de 2025, a BYD vendeu 1.793 veículos, um aumento de 150,8%, posicionando-se em quarto lugar nas vendas totais, atrás da Tesla, Peugeot e BMW.