Mundo

BNA impõe pesadas sanções a Yetu e BCI por falhas no controlo interno

há 4 horas

O Banco Nacional de Angola multou os bancos Yetu e BCI e sancionou um ex-executivo por graves deficiências na prevenção do branqueamento de capitais e gestão de riscos.

BNA impõe pesadas sanções a Yetu e BCI por falhas no controlo interno

O Banco Nacional de Angola (BNA) impôs sanções no montante superior a 1,4 milhões de euros a duas instituições financeiras, após constatar deficiências graves na implementação de mecanismos de controlo interno e avaliação de riscos.

Ao banco Yetu foi aplicada a multa mais elevada, correspondendo a mil milhões de kwanzas (963 mil euros). Segundo o BNA, a entidade não cumpriu com as obrigações de diligência e abstenção na constituição de relações de negócio com determinadas contrapartes, evidenciando lacunas importantes na segregação de funções e na gestão de riscos.

O Banco de Comércio e Indústria (BCI) recebeu uma sanção de 330,4 milhões de kwanzas (318 mil euros), devido a incumprimentos associados à avaliação de riscos, à identificação dos clientes e à implementação de medidas de diligência reforçada, essenciais para prevenir o branqueamento de capitais e o financiamento de atividades ilícitas.

Adicionalmente, o ex-presidente da Comissão Executiva do Banco Yetu, João da Costa Ferreira, foi penalizado com uma multa de cem milhões de kwanzas (96 mil euros) e ficará inibido de desempenhar funções relevantes ou integrar órgãos sociais em instituições financeiras por três anos, por violar o código de conduta e os princípios de gestão prudente exigidos.

Tags:
#BNA #SançõesFinanceiras #ControloInterno