Política

BE desaprova ataque a Rui Rocha e defende diálogo pela causa climática

há 5 horas

Mariana Mortágua do BE critica o ataque com tinta verde a Rui Rocha, enfatizando que ações desse tipo não ajudam na luta contra a mudança climática.

BE desaprova ataque a Rui Rocha e defende diálogo pela causa climática

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, manifestou a sua desaprovação em relação ao ataque com pó de tinta verde dirigido ao presidente da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, durante um comício em Lisboa. Mortágua, que se encontrava em Loulé para uma atividade de campanha, sublinhou que tais ações não contribuem para a defesa do ambiente.

“Acredito que não há maneira de ações como a de ontem ajudarem a causa climática. Impedir um líder político de expressar as suas opiniões, independentemente das mesmas, não é o caminho para conseguir uma maioria em torno de questões tão pertinentes como as da transição energética e climática", afirmou a coordenadora do BE.

O incidente ocorreu no último domingo, quando Rui Rocha foi atacado por dois ativistas que, munidos de um cartaz contra os combustíveis fósseis, subiram ao palco. Após uma breve interação entre Rocha e os ativistas, um deles utilizou um 'spray' para lançar tinta verde sobre o líder da IL. A equipa de segurança da Iniciativa Liberal retirou de imediato os ativistas do palco.

Sucede-se agora a notícia de que a Iniciativa Liberal planeia apresentar queixa contra os dois indivíduos, estando a trabalhar na identificação dos mesmos.

Tags:
#JustiçapeloClima #DiálogoAmbiental #AtivismoResponsável