Economia

BCE inicia concurso para o design das novas notas de euro

O Banco Central Europeu abriu hoje um concurso para redesenhar as notas de euro, com dois temas propostos. Designers europeus são convidados a participar.

15/07/2025 14:15
BCE inicia concurso para o design das novas notas de euro

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou, em comunicado, o lançamento de um concurso público destinado a conceber o design das futuras notas de euro, dando assim início à fase seguinte da sua reformulação.

Após consultar expertos e o público, o Conselho do BCE decidiu que os dois temas em destaque para as novas notas serão: "Cultura europeia", que abrange o património cultural comum e figuras célebres da Europa, e "Rios e aves", que visa celebrar a resistência e a diversidade dos ecossistemas naturais do continente.

A partir de 15 de julho de 2025, o BCE convida designers de diversas partes da Europa a submeter as suas propostas. A presidente do BCE, Christine Lagarde, enfatizou que "o euro é mais do que uma moeda; é um símbolo de unidade e diversidade europeias". O concurso visa, assim, que as futuras notas reflitam a identidade cultural e o património natural partilhados.

A plataforma para candidaturas permanecerá aberta até às 11:00 de Lisboa no dia 18 de agosto. A decisão sobre o design final das notas será tomada pelo Conselho do BCE antes do final de 2026, e isso após uma consulta ao público.

As atuais notas de euro são inspiradas no tema "épocas e estilos", apresentando motivos como janelas, portas e pontes de diferentes períodos da história europeia.

O concurso será realizado em duas etapas: a fase de candidatura, onde os designers devem cumprir requisitos específicos do anúncio, e a fase de propostas, onde os candidatos selecionados apresentarão os seus projetos. Um júri independente avaliará estas propostas, selecionando até cinco por tema. No final, o BCE irá solicitar a opinião do público sobre as escolhas feitas.

O ciclo de produção das novas notas será um processo que se estenderá por vários anos antes de entrarem em circulação.

#DesignEuro #CulturaEuropeia #BCEInovação