Política

Barroso alerta para os riscos da fragmentação na defesa europeia

há 1 semana

Ex-presidente Durão Barroso defende que o maior desafio da defesa europeia é a descoordenação – não a falta de investimento – e que se deve apostar numa integração entre forças militares, indústria e investigação.

Barroso alerta para os riscos da fragmentação na defesa europeia

Durante uma conferência na Academia Militar, na Amadora, o ex-primeiro-ministro e antigo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, manifestou a sua preocupação face à fragmentação e descoordenação que marcam a defesa europeia.

Barroso, que deixou claro que as suas opiniões são estritamente pessoais, argumentou que aumentar o investimento de 2% do PIB para 3% ou 3,5% poderá piorar os problemas se os fundos não forem canalizados de forma integrada e a nível comunitário.

Segundo o especialista, a solução passa por uma aposta não apenas militar, mas também industrial e em investigação, aproveitando o exemplo dos Estados Unidos, onde o investimento em defesa impulsionou um papel de liderança tecnológica.

O ex-presidente sublinhou ainda que é crucial evidenciar à população as repercussões económicas positivas de um reforço na defesa, de forma a justificar o aumento das despesas nesse setor.

Por fim, Durão Barroso asseverou que, embora seja inevitável elevar a capacidade de defesa, a Europa precisa abandonar o seu estatuto de “adolescente geopolítica” e assumir uma postura de responsabilidade, pois, para alcançar a paz, é necessário preparar-se para a guerra.

Tags:
#DefesaEuropeia #InovacaoMilitar #Geopolitica