País

Avião Canadair de reserva já está em operação para combate a incêndios

O Canadair de reserva para incêndios em Portugal já está operacional após reparações. Com três aviões CL-215 disponíveis, o país intensifica esforços contra incêndios.

15/08/2025 19:45
Avião Canadair de reserva já está em operação para combate a incêndios

O avião de reserva Canadair, essencial para o combate a incêndios, já se encontra operativo após ter sido reparado em Castelo Branco, conforme informou uma fonte da empresa Avincis à agência Lusa.

Com a reparação concluída, a Avincis volta a disponibilizar três aviões CL-215, localizados em Castelo Branco, para apoiar as autoridades portuguesas na luta contra os incêndios em todo o território nacional.

A entrada em operação do Canadair de reserva finaliza o processo de substituição de aeronaves, que se tornou necessário após os dois Canadair do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR) terem ficado fora de serviço, incluindo um terceiro avião que estava preparado para eventual substituição em caso de avarias.

Os dois aviões do DECIR foram já substituídos na terça-feira e na quinta-feira anteriores.

Devido a estas avarias, Portugal acionou a cooperação bilateral com Marrocos, que respondeu enviando dois Canadair de substituição. Estes aviões irão integrar o DECIR até ao final desta semana, operando a partir da Base Aérea de Monte Real.

O país enfrenta uma situação de alerta desde 2 de agosto, devido ao elevado risco de incêndio, tendo verificado diversas ocorrências nas últimas semanas, cuja área total ardida já ultrapassou os 75 mil hectares este ano.

A ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, anunciou na quinta-feira que a situação de alerta será prolongada até domingo, após uma visita à ANEPC. “Face aos 22 dias consecutivos de calor intenso sem sinais de alívio, o Governo decide prolongar a situação de alerta,” afirmou a ministra aos jornalistas.

#IncêndiosPortugal #AeronavesDeResgate #ForçaNaAdversidade