Aumento significativo de passageiros nos aeroportos portuguesas no primeiro semestre
No primeiro semestre, os aeroportos nacionais registaram um aumento de 4,8% no número de passageiros, com o Reino Unido a destacar-se como principal mercado.

Durante o primeiro semestre de 2024, o aumento de 4,8% no movimento de passageiros nos aeroportos de Portugal foi notável, totalizando 34,480 milhões de viajantes.
De acordo com os dados recentemente divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o Reino Unido emergiu como o principal país de origem e destino, com um aumento de passageiros desembarcados (+2,9%) e embarcados (+2,5%).
Além deste, França e Espanha também se destacaram nas posições seguintes como países de origem e destino.
O aeroporto de Lisboa foi o mais movimentado, responsável por 50% do total, com 17,2 milhões de passageiros, refletindo uma subida de 3% em comparação com o período homólogo do ano anterior.
O aeroporto de Faro apresentou um crescimento robusto de 7%, movimentando 4,6 milhões de passageiros, enquanto o aeroporto do Porto concentrou 22,9% do total, com 7,9 milhões de passageiros, um incremento de 5,5%.
Em termos de carga e correio, o aumento foi de 2,6% entre janeiro e junho.
No mês de junho, os aeroportos nacionais acolheram 7,1 milhões de passageiros e 21,1 mil toneladas de carga e correio, resultando num crescimento de 5,9% e 4% comparativamente a junho do ano passado. O desembarque diário médio foi de 118,8 mil passageiros, um aumento de 5,2% face ao ano anterior.
Destaca-se que, em junho, 82% dos passageiros desembarcados corresponderam a tráfego internacional, contabilizando 2,9 milhões de viajantes (+5,3%), dos quais a maioria provinha do continente europeu (68,1%), tendo este segmento crescido 4,6%.
O continente americano foi a segunda principal fonte de passageiros, com 9,7% do total (+8,6%).
No que se refere aos passageiros embarcados, 81,9% também se referem a tráfego internacional, com 2,9 milhões empregados (+7,2%) e 68,2% com destino a aeroportos europeus, que aumentaram 6,3%.
Os aeroportos no continente americano foram os segundos mais procurados pelos passageiros embarcados, representando 9,4% do total (+12,3%).