Recentemente, o custo do cabaz alimentar ficou 69 cêntimos mais caro, atingindo 239,42 euros. Veja quais produtos tiveram as maiores subidas de preço.
Na semana entre 23 e 30 de abril, o preço do cabaz alimentar, que inclui 63 produtos essenciais, registou um aumento de 69 cêntimos, conforme revelou um estudo da DECO PROTeste. Com esta alteração, o valor total do cabaz passou a ser de 239,42 euros.
A associação também destacou que, comparando com o mesmo período no ano anterior, observou-se um acréscimo de 4,23 euros no preço.
Na análise realizada a 30 de abril, o produto que mais se destacou pelo aumento de preço foi a cebola, que subiu 16%. Em seguida, a massa espiral e o café torrado moído, ambos com uma subida de 12%.
Em relação ao ano homólogo, o aumento mais significativo foi observado nos ovos, que subiram 33%, seguidos pelo café torrado moído e o novilho para cozer, ambos com 29% de crescimento nos preços.
Desde o início do ano, entre 1 de janeiro e 30 de abril de 2025, os ovos também lideram os aumentos, com uma subida de 26%, seguidos pelo salmão (+19%) e o tomate chucha (+18%).
Este cabaz alimentar inclui uma variedade de produtos, como carne, congelados, frutas, legumes, laticínios, mercearia e peixe. Para mais detalhes sobre o conteúdo do cabaz, consulte a lista completa.