Mundo

Aumento alarmante de crimes contra mulheres em Sofala

há 5 horas

A Polícia moçambicana mostra-se preocupada com a crescente violência contra mulheres em Sofala, registando nove homicídios desde o início do ano.

Aumento alarmante de crimes contra mulheres em Sofala

A Polícia da República de Moçambique (PRM) expressou hoje a sua preocupação em relação à escalada de homicídios de mulheres, especialmente nas áreas rurais dos distritos da Beira e do Dondo, na província de Sofala. Desde janeiro, já foram reportadas nove mortes, numa tendência alarmante que se observa ao longo dos últimos anos.

Ernesto Madungue, comandante da PRM em Sofala, sublinhou que é urgente a realização de um estudo académico sobre estas ocorrências, que têm vindo a tornar-se cada vez mais recorrentes. Durante os últimos quatro anos, foram contabilizados mais de 200 crimes de femicídio, envolvendo vítimas de diversas faixas etárias, desde jovens até senhoras de terceira idade.

Comparando os dados, Madungue revelou que 2024 já apresenta nove homicídios, ligeiramente abaixo dos 18 casos registados em 2023 e dos 25 em 2022. O mais recente caso chocou a comunidade: uma jovem de apenas 15 anos, residente na Beira, foi encontrada morta perto de sua casa, com indícios claros de abuso sexual.

O comandante reforçou que esses crimes ocorrem frequentemente em comunidades afastadas dos centros urbanos. "Estamos a implementar medidas, mas sentimos a necessidade de desenvolver novas estratégias para lidar com este problema. Apelamos à população para que esteja atenta e colabore com a polícia, reportando qualquer atividade suspeita nas suas áreas," concluiu Madungue.

Tags:
#JustiçaParaAsMulheres #SofalaSegura #DigaNãoÀViolência