Aumentam os gastos dos portugueses em viagens durante o verão
Neste verão de 2025, os portugueses estão dispostos a investir mais nas suas férias, especialmente em pacotes turísticos, revela o mais recente Barómetro de Viagens da ANAV.

Os turistas portugueses estão a aumentar os seus gastos em viagens durante este verão, em comparação com 2024, de acordo com o recente Barómetro de Viagens da ANAV — Associação Nacional de Agências de Viagens.
O estudo indica que a maior procura está a ser registada nos pacotes turísticos que variam entre 600 e 1.200 euros. Entre os destinos que mais atraem os viajantes portugueses para o verão de 2025, Cabo Verde destaca-se como a escolha principal, seguido pela República Dominicana e pelas ilhas espanholas. Uma mudança notável em relação ao verão anterior foi a troca de posições entre os destinos da República Dominicana e das ilhas espanholas.
O fator mais relevante na seleção das viagens continua a ser a relação qualidade-preço, citada por 92,2% dos inquiridos, muito à frente do tempo de viagem, que obteve 25,5% das menções.
Segundo Miguel Quintas, presidente da ANAV, o sector das agências de viagens tem um papel crucial estas tendências. "O esforço das agências resultou numa oferta mais competitiva de destinos como as Caraíbas e África, em comparação com Portugal. Assim, a variabilidade dos preços nacionais não é o único factor que influencia as escolhas dos consumidores nos últimos anos”, afirma.
O Barómetro de Verão 2025 foi elaborado com base nas respostas de 51 agências de viagem, que responderam a um questionário com seis questões, com o intuito de traçar as tendências, motivações e prioridades dos consumidores.