Economia

Aumenta a procura por ar condicionado apesar do IVA mais alto

A busca por equipamentos de climatização intensificou-se antes do aumento do IVA, com picos de procura notáveis. A tendência mantém-se forte, mesmo com os preços mais elevados.

há 6 horas
Aumenta a procura por ar condicionado apesar do IVA mais alto

Com a alteração recente do IVA sobre os aparelhos de ar condicionado, que passou de 6% para 23%, muitos consumidores apressaram-se a adquirir equipamentos de climatização em junho. A plataforma de comparação de preços KuantoKusta revelou um aumento significativo na procura, especialmente entre 26 de junho e 3 de julho, período que antecedeu a nova taxa.

Os números são impressionantes: em comparação com a semana anterior (19 a 25 de junho), a procura por modelos portáteis de ar condicionado disparou 407%, enquanto os modelos fixos aumentaram 298%. A procura total por equipamentos, incluindo ventoinhas, cresceu 227% nesse intervalo.

Além de comparar com o mesmo período do ano anterior, em 2024, as variações foram notáveis — os ares condicionados portáteis tiveram um aumento de 440%, e os fixos 286%. Segundo Liliana Azevedo, diretora de marketing do KuantoKusta, “o calor intenso de junho e a iminência do aumento do IVA levaram os consumidores a antecipar as suas compras.”

Nos primeiros dias de julho, mesmo após a subida do IVA, a procura permaneceu elevada. Na análise da plataforma de 1 a 8 de julho em comparação com a semana anterior, verificou-se um aumento de 57,06% nas visitas à categoria de climatização. A procura por modelos portáteis, em particular, aumentou 68%. “Isso reflete a onda de calor que ainda se faz sentir”, acrescentou Azevedo.

No que diz respeito aos preços, as alterações fiscais impactaram diretamente. A análise dos dez produtos mais populares revelou que os preços médios dos modelos fixos subiram de 369,06 euros para 416,80 euros entre as semanas de 24 a 30 de junho e 1 a 8 de julho, um aumento de 47,74 euros, com apenas dois modelos a registarem uma ligeira descida.

No entanto, nos modelos portáteis, o aumento foi mais moderado, com uma média de 12,36 euros. Apenas um dos dez produtos do top 10 viu o seu preço médio a baixar após a subida do IVA. Com a combinação do aumento fiscal e a procura elevada durante uma fase crítica do verão, espera-se que os preços continuem pressionados. A antecipação das compras poderá, ainda, influenciar as vendas nas semanas seguintes.

#VerãoQuente #CorridaAoArCondicionado #AumentoDeProcura