Mais de 241 mil cidadãos já se inscreveram para o voto antecipado em mobilidade, conforme revelado pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).
De acordo com informações da Administração Eleitoral da SGMAI, até às 08h00 de hoje, um total de 241.138 eleitores inscreveram-se na opção de voto antecipado em mobilidade. Os distritos com o maior número de inscrições são Lisboa com 72.904 eleitores, seguido pelo Porto com 39.220 e Setúbal com 20.843.
As inscrições para esta modalidade, válida para as legislativas agendadas para 18 de maio, tiveram início no passado domingo e terminam esta quinta-feira. Apenas os eleitores recenseados em Portugal poderão solicitar este registo.
Para inscrever-se, os eleitores devem manifestar a sua decisão através do site www.votoantecipado.pt ou enviar um pedido por correio para a Administração Eleitoral da SGMAI, situada na Praça do Comércio, Ala Oriental, 1149-015 LISBOA.
No pedido enviado por correio, é necessário incluir as seguintes informações: Nome completo, Data de nascimento, Número de identificação civil, Morada, Mesa de voto antecipado em mobilidade onde pretendem exercer o direito de voto, assim como Contacto telefónico e, se possível, um endereço de e-mail.
O voto em mobilidade será realizado no domingo, uma semana antes das eleições, em qualquer local escolhido pelo eleitor no continente ou nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Os eleitores devem identificar-se e indicar a freguesia onde estão recenseados.
Se um eleitor que se inscreveu para votar antecipadamente em mobilidade não puder comparecer, poderá exercer o seu direito de voto no dia das eleições na assembleia ou secção de voto onde está recenseado.
Nas eleições legislativas antecipadas de 18 de maio, estão habilitados a votar mais de 10,8 milhões de eleitores, tanto residentes em território nacional como no estrangeiro.