Aprovada a aquisição da Tirgal pelo Grupo Sousa
A Autoridade da Concorrência autorizou a GS Marítima a assumir o controle da Tirgal, destacando que a operação não prejudica a concorrência no mercado.

A Autoridade da Concorrência (AdC) deu luz verde à aquisição da Tirgal - Transitários de Portugal pela GS Marítima, que faz parte do Grupo Sousa. A decisão foi comunicada através de um comunicado no sítio oficial do regulador.
Num despacho datado de 20 de agosto de 2025, o Conselho de Administração da AdC decidiu não opor-se à operação, considerando que esta não representa uma ameaça significativa à concorrência no mercado nacional ou em áreas relevantes.
A notificação prévia da operação, que envolve a GS Marítima a adquirir o controle total da Tirgal, foi recebida pela AdC no dia 08 de julho de 2025.
A GS Marítima é uma entidade com uma forte presença no transporte marítimo de carga e na logística integrada. Este grupo, que tem sede na Região Autónoma da Madeira, também atua em setores como a logística, energia e turismo.
Por sua vez, a Tirgal fornece serviços de transitário, com foco nas operações marítimas para carga contentorizada e convencional, ligando os portos de Lisboa e Leixões às regiões autónomas da Madeira e dos Açores, assim como a vários destinos na África Ocidental, incluindo São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Angola.