País

Apoios de 6 milhões de euros para a proteção das florestas

há 4 horas

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas anunciou que o programa 'Floresta Ativa' disponibiliza 6 milhões para a gestão de incêndios florestais, com candidaturas abertas a partir de 2 de junho.

Apoios de 6 milhões de euros para a proteção das florestas

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) revelou que, no âmbito do programa 'Floresta Ativa', serão disponibilizados 6 milhões de euros para apoiar a gestão e prevenção de incêndios florestais durante o ano. As candidaturas abrem no dia 2 de junho e encerram a 1 de agosto de 2025.

Este programa tem como principal objetivo fomentar a gestão responsável dos espaços florestais, oferecendo apoios financeiros não reembolsáveis que variam entre 650 euros por hectare para iniciativas individuais e 800 euros por hectare para candidaturas coletivas.

Implementado em colaboração com a Agência para o Clima, através do Fundo Ambiental, este financiamento será disponibilizado em duas fases, sendo que 4 milhões de euros estão previstos para a fase inicial.

As candidaturas coletivas têm um enfoque especial, uma vez que visam promover intervenções de maior envergadura e impacto positivo no território.

Segundo a informação do ICNF, o 'Floresta Ativa' é um instrumento fundamental para a valorização e preservação da biodiversidade da floresta nacional, além de simplificar os procedimentos para os interessados.

Tags:
#FlorestaAtiva #ApoioFlorestal #PrevencaoIncendios