País

Apenas 18% dos portugueses favoráveis a investimento da UE em Defesa

Um recente Eurobarómetro revela que só 18% dos portugueses apoia a aposta da União Europeia em defesa, enquanto 58% preferem melhorias em saúde e educação.

04/07/2025 15:45
Apenas 18% dos portugueses favoráveis a investimento da UE em Defesa

Um estudo recente sobre a percepção dos cidadãos face à política regional da União Europeia (UE) revelou que apenas 18% dos portugueses são favoráveis ao investimento em infraestruturas e capacidades de defesa. Em contraste, uma maioria significativa de 58% acredita que as prioridades deveriam centrar-se na melhoria dos serviços de saúde e educação.

A média de apoio à política de defesa a nível europeu é um pouco superior, com 23%, enquanto para saúde e educação a média atinge 49%. Entre os países com menor aprovação à defesa estão Itália (12%), Bulgária (13%), Hungria (14%) e Eslovénia (14%). Por outro lado, os países nórdicos, como Estónia (50%) e Finlândia (46%), mostram um suporte muito mais elevado, assim como a Letónia, que tem 40% de apoiantes.

O inquérito também indicou que metade dos portugueses considera que a política de coesão deve beneficiar todas as regiões, independentemente do seu nível de riqueza, uma posição que contrasta com a média de 64% verificada no conjunto dos 27 países da UE. Além disso, 78% dos inquiridos em Portugal afirmaram que a política regional teve um impacto positivo no desenvolvimento das suas comunidades, alinhando-se quase com a média europeia de 79%.

Esta sondagem foi realizada entre 22 de abril e 8 de maio e envolveu um total de 25.737 participantes na Europa, dos quais 1.009 eram portugueses.

#DefesaUE #SaúdeEducação #Eurobarómetro