Mundo

António Costa reafirma que os Balcãs Ocidentais têm um futuro europeu

há 6 horas

Em visita à região, António Costa afirma que a integração dos Balcãs na UE é fundamental para garantir paz e desenvolvimento.

António Costa reafirma que os Balcãs Ocidentais têm um futuro europeu

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, afirmou hoje que o futuro dos Balcãs Ocidentais está intrinsecamente ligado à União Europeia (UE), destacando que esta é a via para "virar a página do passado" e trabalhar na construção de um futuro partilhado.

"O futuro da região é na UE. Esta é a melhor forma de criar um ambiente de paz, estabilidade e prosperidade", escreveu Costa nas suas redes sociais, durante uma visita aos países balcânicos.

Na semana passada, em Bruxelas, quando recebeu o primeiro-ministro albanês, Edi Rama, Costa referiu que o seu encontro com os líderes da região era uma oportunidade valiosa para discutir a próxima cimeira da Comunidade Política Europeia, marcada para 16 de maio em Tirana.

O dirigente português sublinhou a importância da unidade na Europa, afirmando que "A Europa vai além da União Europeia. Nunca foi tão essencial estarmos unidos, pois juntos somos mais fortes, e o mundo necessita de uma Europa robusta."

No que se refere ao processo de adesão da Albânia, Costa elogiou os avanços feitos, salientando que um novo capítulo nas negociações se abriu recentemente.

Para Costa, a expansão da UE é um indicativo relevante de compromisso com a região e a melhor estratégia para garantir uma futura prosperidade e paz nos Balcãs Ocidentais.

Durante o seu mandato como primeiro-ministro, Costa sempre defendeu que o avanço na adesão dos Balcãs deveria ser baseado no mérito, criticando o ritmo mais acelerado das negociações com a Ucrânia em comparação.

Edi Rama, por sua vez, apelou por maior atenção à Albânia e à região em geral.

Desde a adesão da Croácia em 2013, a Albânia, Bósnia-Herzegovina, Montenegro, Macedónia do Norte e Sérvia possuem o estatuto de países candidatos. As negociações de adesão estão em curso para Montenegro e Sérvia, enquanto a Albânia e a Macedónia do Norte iniciaram as suas conversas em julho de 2022. O Kosovo apresentou a sua candidatura em dezembro de 2022.

Desde 2018, a UE e os Balcãs Ocidentais têm realizado cimeiras regulares, com a última a acontecer em Bruxelas em dezembro de 2023.

António Costa assumiu em 01 de dezembro o seu mandato de dois anos e meio à frente do Conselho Europeu, sendo o primeiro português e socialista a ocupar tal posição.

Tags:
#FuturoEuropeu #BalcãsUnidos #PazEProsperidade