Mundo

António Costa condena bloqueio a Gaza e apela à ajuda humanitária

há 5 horas

O presidente do Conselho Europeu pediu a Israel que ponha fim ao bloqueio em Gaza, expressando a sua indignação face à crescente crise humanitária.

António Costa condena bloqueio a Gaza e apela à ajuda humanitária

António Costa, presidente do Conselho Europeu, manifestou hoje a sua profunda preocupação em relação à situação em Gaza, urgindo o Governo de Israel a levantar o bloqueio que impede a chegada de alimentos e assistência humanitária. Em declarações nas redes sociais, Costa revelou estar "chocado" com as notícias que chegam da Faixa de Gaza, onde cidadãos enfrentam a fome e hospitais são alvo de ataques.

"A violência tem de cessar!", exclamou Costa, após as recentes notícias de que Telavive intensificaria a sua invasão ao território palestiniano. O ex-primeiro-ministro de Portugal reiterou que "o que está a acontecer em Gaza é uma tragédia humanitária, com um povo a sofrer sob uma força militar desproporcionada".

António Costa, um dos principais representantes da União Europeia, sublinhou ainda que as suas declarações refletem uma preocupação partilhada com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, embora estas palavras sejam uma manifestação individual de indignação. O responsável também alertou sobre as violações sistemáticas do direito internacional por parte de Israel.

Tags:
#GazaEmergência #AjudaHumanitária #DireitosHumanos