Política

Ana Gomes critica a falta de diálogo do Governo durante a greve da CP

há 5 horas

A ex-eurodeputada Ana Gomes tece duras críticas ao Governo, culpando-o pela greve dos trabalhadores da CP e pela falta de negociação efetiva.

Ana Gomes critica a falta de diálogo do Governo durante a greve da CP

A antiga eurodeputada Ana Gomes analisou, este domingo, a greve dos trabalhadores da CP durante o seu segmento de comentário na SIC Notícias. Segundo Gomes, o Executivo da Assembleia da República "falhou completamente" na gestão da situação, tendo contribuído para a necessidade da greve.

Gomes sublinha que "esta é mais uma prova de que o Governo não soube negociar", fazendo uma analogia com a greve do INEM, onde, recorda, se registou a morte de 11 pessoas. A socialista acusa o Governo de se "demitir" das suas obrigações, afirmando que a sua falta de diálogo e compromisso resulta em situações como a atual.

"O Executivo não só não honra os acordos salariais previamente estabelecidos com os sindicatos, como também se isenta da responsabilidade de negociar, deixando de garantir serviços mínimos, algo que foi uma norma sob a liderança de Pedro Nuno Santos," acrescentou Gomes. Este alerta é particularmente relevante numa altura em que são necessários serviços mínimos eficazes em situações de greve.

A ex-eurodeputada reafirma ainda que "não é necessário alterar a lei sobre greves," contestando a posição do primeiro-ministro que, na sua visão, se alinha com as ideologias neoliberais da Iniciativa Liberal. "A demonstração disso é a recente imposição de serviços mínimos, algo que deveria ser garantido em todas as situações de conflito laboral," concluiu.

Tags:
#GreveCP #FaltaDeNegociação #GovernoLiberal