A EUvsDisinfo alerta que, à medida que se aproxima o Dia da Vitória, a Rússia intensifica campanhas de desinformação para atacar a coesão democrática e influenciar processos eleitorais.
A plataforma EUvsDisinfo fez um alerta esta sexta-feira sobre a intensificação da desinformação russa, assinalando que o Dia da Vitória será marcado por uma "máquina de desinformação em pleno funcionamento". Segundo a plataforma, o objetivo é "desestabilizar, dividir e destruir a coesão democrática" nos países europeus, com particular foco nas eleições.
Recentemente, uma investigação revelou a metodologia seguida pela Rússia para afetar os processos eleitorais e enfraquecer as democracias, estruturada em três etapas. A primeira fase envolve a saturação do espaço informativo, onde candidatos pró-europeus são alvo de notícias falsas dispersas em plataformas como TikTok, Telegram e sites de baixo prestígio. O intuito é gerar confusão entre eleitores por meio de conteúdos emocionais e contraditórios.
A segunda fase consiste em "atacar o centro", descredibilizando candidatos favoráveis à União Europeia, que são rotulados como "marionetas corruptas de Bruxelas e Washington", enquanto os candidatos da extrema-direita são exaltados como defensores da soberania.
Por fim, a terceira etapa tem como objetivo "alimentar a desconfiança", com o intuito de corroer a confiança no sistema democrático. Os eleitores são bombardeados com rumores sobre fraudes eleitorais, influência estrangeira e conspirações associadas à UE, visando minar a fé das pessoas no seu próprio sistema democrático, como destaca a EUvsDisinfo.
A organização aponta que nas eleições na Roménia, tanto no próximo domingo como nas que estão marcadas para novembro, as estratégias de desinformação estão bem evidenciadas, refletindo um esforço coordenado para disseminar notícias falsas, denegrir candidatos e amplificar vozes extremistas.
A EUvsDisinfo é composta por uma equipe de peritos em desinformação, sendo parte do serviço diplomático da União Europeia.