A Alrosa, gigante russa no setor dos diamantes, vai leiloar o 'Novo Sol', com mais de 100 quilates, num momento complicado devido a sanções internacionais.
A Alrosa, a principal produtora de diamantes do mundo que enfrenta sanções, prepara-se para leiloar o 'Novo Sol', o maior diamante da história da Rússia, com mais de 100 quilates. O anúncio foi feito pelo governador da região de Yakutia, Aysen Nikolayev, à agência de notícias russa TASS, embora sem revelar a data específica do leilão.
Este diamante, que recebeu um acabamento final em abril, destaca-se pela sua cor rara, Vivid Yellow. A Alrosa descreve-o como um dos marcos mais importantes da indústria de pedras preciosas nos últimos anos, sublinhando assim o prestígio da Rússia neste setor.
As sanções impostas pela União Europeia, que proíbem a compra e venda de diamantes russos desde janeiro de 2024, têm dificultado as operações da Alrosa. Como resultado, a empresa anunciou, em março, a suspensão temporária de alguns depósitos não rentáveis, numa tentativa de minimizar os custos. Este cenário complicado refletiu-se numa queda de 26% nas receitas em 2024.