Estudo revela que o consumo de certos alimentos pode auxiliar na promoção de um envelhecimento saudável, ao reduzir componentes relacionados a problemas de saúde.
Um novo estudo realizado por investigadores das universidades Edith Cowan, Queen’s University Belfast e Harvard T.H. Chan School of Public Health destaca que o aumento do consumo de alimentos ricos em flavonoides contribui para um envelhecimento mais saudável.
A pesquisa concluiu que as pessoas que consomem chá preto, frutos vermelhos, citrinos e maçãs estão em melhor posição para evitar os impactos do envelhecimento pouco saudável, como a perda de capacidades físicas.
Segundo a pesquisadora Nicola Bondonno, a elevada ingestão de flavonoides está associada a uma esperança de vida mais longa e a uma menor propensão para doenças crónicas, como demência, diabetes e problemas cardiovasculares. "Os nossos resultados demonstram que um consumo aumentado de flavonoides pode facilitar um envelhecimento mais positivo e saudável", explicou a investigadora.
A coautora Aedin Cassidy acrescentou que os flavonoides desempenham um papel crucial na diminuição do stress oxidativo e da inflamação, melhorando a saúde vascular e contribuindo para a manutenção da massa muscular. "Esses componentes são fundamentais para prevenir a fragilidade, garantir a função física e promover a saúde mental à medida que envelhecemos", afirmou Cassidy.
Entre os alimentos ricos em flavonoides, além do chá preto e das frutas mencionadas, destacam-se também o vinho tinto e as laranjas, que podem ser incluídos numa dieta equilibrada para promover um envelhecimento saudável.