Alessandro Florenzi encerra carreira e volta às raízes com os jovens
O ex-jogador da selecção italiana, Alessandro Florenzi, anunciou o fim da sua carreira, celebrando o momento com um jogo informal em Roma com crianças, aos 34 anos.

Alessandro Florenzi, reconhecido campeão europeu pela Itália, utilizou as suas redes sociais para comunicar, esta quarta-feira, o término da sua carreira de futebolista aos 34 anos. O ex-defesa do AC Milan partilhou um vídeo nostálgico, onde se juntou a um grupo de jovens para um descontraído jogo de futebol, repleto de sorrisos e abraços, em Roma.
No seu post, Florenzi expressou a sua gratidão pelo desporto que tanto amou: “Obrigado por tudo, meu amigo [futebol]. Ensinaste-me a apreciar cada fã, do primeiro ao último, sem excepção. Cada um de vós foi um impulso para me tornar melhor e ajudou-me a erguer-me após as quedas que o desporto, tal como a vida, impõe. Estou sinceramente agradecido. Quero ainda agradecer a todos os meus colegas, treinadores e a toda a equipa. O vosso apoio contínuo permitiu-me evoluir como homem e jogador de futebol”, escreveu o experiente lateral direito.
Além disso, Florenzi fez menção a pessoas importantes na sua trajetória: “Um agradecimento especial ao Ale por ter visto o potencial naquele jovem no meio do campo há 17 anos. Tu e a família WSA fazem parte fundamental da minha vida, não apenas no futebol. Agradeço, ainda, a todos os que me acompanharam nesta longa jornada, especialmente aqueles que trabalham silenciosamente nos bastidores. Cada um de vocês deixou uma marca em mim. Sem vocês, eu não seria a pessoa que sou hoje. Hoje dizemos adeus, mas o futebol fará sempre parte de mim”, escreveu o ex-internacional italiano.
Para recordar, Alessandro Florenzi teve uma carreira longa, com um grande destaque na AS Roma antes de passar por clubes como Valencia e PSG. Ele regressou à AS Roma, onde permaneceu definitivamente a partir da temporada 2022/23, após conquistar o título europeu no Euro'2020, realizado em 2021. Na temporada passada, o jogador despediu-se dos relvados numa vitória diante do Monza (2-0), sob o comando de Sérgio Conceição, em maio.