País

Alerta em Paredes: Presidente de Câmara apela a maiores recursos para combater incêndios

Manuel Cordeiro, presidente da Câmara de São João da Pesqueira, expressou grande preocupação face aos incêndios em Paredes, apelando por mais apoio aéreo devido à gravidade da situação.

há 2 horas
Alerta em Paredes: Presidente de Câmara apela a maiores recursos para combater incêndios

Manuel Cordeiro, presidente da Câmara de São João da Pesqueira, manifestou hoje, por volta das 13h00, a sua intensa preocupação com o incêndio em Paredes, uma localidade com aproximadamente 600 habitantes. O autarca descreveu a situação como “muito má” e destacou que as chamas estão ameaçando duas casas, uma vez que o fogo está muito próximo de áreas residenciais.

“Estamos aqui a insistir para ter mais meios aéreos”, afirmou Cordeiro à agência Lusa, referindo-se à estrada municipal que liga Trevões a Paredes e que se estende até Riodades. Apesar da gravidade da situação, o presidente não vê, para já, a necessidade de evacuar a localidade, sublinhando que estão a ser utilizados tratores para arrefecer os terrenos e tentar controlar o avanço das chamas.

Segundo Cordeiro, “já ardeu mato e castanheiros”, mas enfatizou que “o que realmente nos preocupa são os danos que possam ser causados em habitações ou em pessoas.” Desde quinta-feira, o autarca convocou a população, presidentes de junta e bombeiros para colaborarem no combate ao incêndio, utilizando cisternas para molhar áreas perto de edifícios e assim prevenir danos maiores.

O incêndio tem as suas origens relacionadas com outros que já deflagraram nas áreas de Sátão e Trancoso, tendo-se alastrado a Sernancelhe, Moimenta da Beira, Aguiar da Beira, entre outras localidades. O alerta para o incêndio em Freches foi registrado no sábado, dia 9, às 17h21, mobilizando 511 operacionais e 176 veículos às 13h15 de hoje, conforme indicado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Além disso, o incêndio na freguesia de Ferreira de Aves, em Sátão, também está em curso, com o alerta dado na madrugada de quarta-feira, dia 13. Neste caso, 1005 operacionais, 324 veículos e sete meios aéreos foram destacados para a luta contra as chamas, também segundo a ANEPC.

#IncêndiosPortugal #EmergênciaFlorestal #AjudaUrgente