Mundo

Alarmante aumento do recrutamento de crianças para conflitos armados na Colômbia

há 18 horas

A ONU expressou preocupação pela crescente exploração de crianças em conflitos armados na Colômbia, especialmente na região de Catatumbo, onde os menores estão a ser alvejados por grupos armados.

Alarmante aumento do recrutamento de crianças para conflitos armados na Colômbia

A Organização das Nações Unidas (ONU) manifestou hoje a sua apreensão face ao alarmante fenómeno do recrutamento de crianças para a guerra na região de Catatumbo, que se situa na fronteira da Colômbia. O representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos no país, Scott Campbell, revelou estar cada vez mais preocupado com esta tendência.

“Estou profundamente preocupado com os testemunhos que ouvi em Catatumbo, onde as redes sociais estão a ser utilizadas para recrutar, enganar e persuadir crianças e adolescentes vulneráveis a juntarem-se a este conflito armado”, afirmou Campbell, segundo reporta a agência EFE.

Em apenas este ano, foram documentados mais de 70 casos de recrutamento e exploração de menores. Campbell, que visitou a região recentemente, destacou que esta situação compromete “a futura geração de colombianos” e prolonga o conflito armado que assola o país.

O representante sublinhou que este é um “crime perpetuado por grupos armados não estatais”. Em janeiro, um grupo do Exército de Libertação Nacional (ELN) lançou uma ofensiva contra uma facção dissidente das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) na mesma região. Até à data, pelo menos 54.000 pessoas foram deslocadas e 70 perderam a vida devido a esses confrontos.

Tags:
#CriançasEmRisco #GuerraNaColômbia #DireitosHumanos