Mundo

Agressor sírio em ataque de comboio na Alemanha tinha historial criminal

O sírio que atacou quatro pessoas num comboio alemão consumiu drogas e tinha condenações na Áustria, informou a polícia, revelando também investigações sobre uma possível motivação extremista.

há 3 horas
Agressor sírio em ataque de comboio na Alemanha tinha historial criminal

Na quinta-feira, um ataque num comboio no sul da Alemanha resultou em quatro feridos, sendo que o autor do ataque, um cidadão sírio, já possuía um historial criminal na Áustria, onde se encontrava a residir. A polícia revelou, em conferência de imprensa em Straubing, que o agressor apresentava substâncias narcóticas no sistema, levantando a possibilidade de um surto psicótico durante o ataque.

O incidente ocorreu perto da localidade de Strasskirchen e envolveu três sírios e um alemão como vítimas. O porta-voz do Ministério Público de Regensburg, Thomas Rauscher, indicou que o atacante poderia enfrentar acusações de tentativa de homicídio doloso e ofensas corporais graves.

Embora as motivações permaneçam incertas, uma testemunha relatou que o agressor teria pronunciado “Allahu Akbar” antes da agressão, o que levanta questões sobre uma possível motivação extremista, embora esta informação ainda careça de confirmação.

Atualmente, uma das vítimas encontra-se em estado grave, mas fora de risco de vida. O agressor, que também sofreu ferimentos durante o ataque, utilizou um machado e um martelo para efetuar as agressões. O Gabinete Federal Austríaco para Estrangeiros e Asilo (BFA) revelou que o homem recebeu proteção internacional em 2022, mas enfrenta a revogação desse estatuto após condenações por ofensas corporais e resistência às autoridades este ano.

#AgressãoNoComboio #JustiçaEmQuestão #MotivaçãoExtremista