Afeela 1 avança para pré-produção com parceria da Honda e Sony
O Afeela 1, resultado da colaboração entre a Honda e a Sony, inicia ensaios de pré-produção em Ohio, visando a sua chegada ao mercado em breve.

A Honda e a Sony deram mais um importante passo na criação do Afeela 1, o veículo elétrico que está agora a entrar na fase de ensaios de pré-produção. Este modelo inovador está a ser desenvolvido em East Liberty, Ohio, e o trabalho realizado nesta fase centra-se na verificação da compatibilidade dos componentes, precisão da montagem e qualidade da pintura, preparando o terreno para a produção em série, prevista para o próximo ano.
Após a conclusão do processo de fabrico e inspeção, cada Afeela 1 será enviado para a Sony Honda Mobility Quality Gate, que está em construção, onde será submetido a novas verificações de qualidade para garantir que corresponde aos elevados padrões estabelecidos.
O Afeela 1 promete um design exterior com superfícies suaves e reflexivas, capturando o ambiente ao redor. Este veículo é uma berlina totalmente elétrica, com um protótipo recentemente exibido na CES de Las Vegas. Em termos de especificações, o Afeela 1 apresenta dois motores com 180 kW (245 cv), uma bateria de iões de lítio com capacidade de 91 kWh, e uma autonomia aproximada de 480 km, estando disponível em duas versões: Origin e Signature.
Entre as tecnologias destacadas, o carro conta com um ecrã panorâmico, o sistema Afeela Intelligent Drive para assistência ao condutor (Nível 2+), um display externo (Media Bar), um mapa 3D em parceria com a HERE Technologies, 40 sensores, uma chave digital, e conectividade 5G, além de ser compatível com a rede de carregamento Tesla Supercharging.
Particularmente notável é o sistema de infoentretenimento, que utiliza chips Snapdragon da Qualcomm e a interface gráfica Unreal Engine da Epic Games. Os passageiros dos bancos traseiros poderão desfrutar de dois ecrãs, com acesso a música, vídeos e jogos.
As vendas do Afeela 1 estão previstas para iniciar nos Estados Unidos em 2025, com uma expectativa de entregas durante o ano seguinte, e preços a partir dos 89.900 dólares (aproximadamente 77 mil euros).