Apesar da operação normal, os aeroportos ainda sentem os efeitos dos atrasos da segunda-feira e grande afluência para entrega de bagagens decorrente do apagão.
Os aeroportos portugueses encontram-se a operar com normalidade, com todos os sistemas funcionais, assinala a gestora aeroportuária. Apesar disso, o impacto dos voos cancelados ou atrasados na segunda-feira, consequência do apagão que afetou Portugal e Espanha, continua a ser sentido em vários pontos.
No Porto e em Faro, o processo decorre de forma regular, enquanto no aeroporto de Lisboa a recuperação dos voos apresenta desafios maiores. Em resposta à elevada afluência nos balcões das companhias aéreas para reagendamentos e nos serviços de assistência em terra para a entrega de bagagens, já está a ser implementado um plano articulado com diversas entidades. Os passageiros serão contactados pelas respetivas companhias com informações sobre a entrega das suas bagagens.
Na última segunda-feira, um corte global no abastecimento elétrico, ocorrido a partir das 11:30, afetou tanto Portugal como Espanha, resultando no encerramento temporário de alguns aeroportos, congestionamento nos transportes urbanos e até na escassez de combustíveis. O operador E-Redes confirmou que o serviço elétrico encontra-se hoje totalmente reposto e normalizado.