Mundo

Abertura de fornecimento de tendas para Gaza após prolongada proibição

Israel reinicia o envio de tendas de campanha e abrigo para a Faixa de Gaza a partir de domingo, após cinco meses de interdição, numa resposta à crise humanitária.

16/08/2025 19:50
Abertura de fornecimento de tendas para Gaza após prolongada proibição

O COGAT, organismo militar israelita, anunciou que a partir de domingo será retomado o fornecimento de tendas de campanha e material de abrigo para a Faixa de Gaza, encerrando um período de proibição que durou mais de cinco meses.

O transporte deste equipamento será realizado através da passagem de Kerem Shalom, sob a supervisão da ONU e de organizações internacionais, após uma "rigorosa inspeção de segurança" pela Autoridade de Travessias Terrestres do Ministério da Defesa de Israel. Este organismo é responsável por gerir os assuntos civis nos territórios palestinianos ocupados.

De acordo com a ONU, mais de 1,9 milhões de pessoas foram forçadas a abandonar as suas residências devido ao conflito armado entre Israel e o movimento Hamas, que começou em outubro de 2023. Actualmente, muitos deslocados vivem em tendas, cuja disponibilidade tem sido limitada pela proibição israelita.

A Agência da ONU para os Refugiados Palestinianos alertou que estas tendas são inadequadas para enfrentar as altas temperaturas do verão, tendo-se deteriorado significativamente devido à exposição prolongada ao sol e às constantes movimentações.

#AjudaHumanitária #Gaza #CriseRefugiados