Desporto

A Última Acção de Diogo Jota: Um Adeus à Festa

Os derradeiros momentos de Diogo Jota em campo culminaram na vitória de Portugal na Liga das Nações, antes de uma trágica perda que deixa o futebol de luto.

03/07/2025 13:46
A Última Acção de Diogo Jota: Um Adeus à Festa

O percurso de Diogo Jota na seleção nacional chegou a um desfecho inesperado e trágico, com os últimos 14 minutos da sua carreira a serem disputados na Allianz Arena, em Munique, onde estava em jogo a final da Liga das Nações. O jovem avançado, que faleceu aos 28 anos, entrou em campo aos 106 minutos, durante o prolongamento do jogo contra a Espanha. Na sua última jogada, aos 120+1, Jota quase fez o seu último cabeceamento, mas não conseguiu marcar após um excelente cruzamento de Rúben Dias.

No dia 8 de junho, frente a 65.852 fãs, Jota viveu a última acção da sua carreira com um momento que misturou tristeza e alegria. Após a conversão do penálti decisivo por Rubén Neves, Jota juntou-se aos seus companheiros para celebrar a vitória que deu a Portugal a sua segunda Liga das Nações.

Com 49 selecções e 14 golos em representação da seleção, a tragédia da sua partida apaga uma carreira recheada de promessas por cumprir. A celebração da conquista de título internacional deixou a memória de um jogador contundente, que deveria ter alcançado a marca de 50 internacionalizações dentro de pouco tempo, especialmente nas eliminatórias do Mundial de 2026.

Ainda que não tenha sido titular indiscutível, Jota sempre mostrou ser um elemento crucial para a equipa, tanto sob o comando de Fernando Santos como de Roberto Martínez. As lesões, que marcaram sua trajetória, limitaram as suas presenças em campo e as estatísticas da sua carreira internacional.

No recente torneio da Liga das Nações, Jota também merecia ter encontrado o fundo das redes, mas o guarda-redes alemão Marc-André Ter Stegen impediu que ele marcasse durante as meias-finais contra a Alemanha.

Vale recordar que a última vez que Jota festejou um golo pela seleção foi em junho de 2024, num amistoso contra a Croácia, onde marcou na segunda parte. Em compromissos oficiais, o seu último golo aconteceu durante uma goleada histórica sobre o Luxemburgo, onde Portugal venceu por 9-0 no apuramento para o Euro 2024.

A carreira de Diogo Jota começou numa das suas muitas voltas pelo futebol, com os primeiros passos no Gondomar e no Paços de Ferreira, passando por uma breve passagem pelo FC Porto, antes de brilhar no Wolverhampton e, finalmente, no Liverpool.

O desfecho desta história não é apenas o fim de uma promissora carreira, mas também uma enorme perda para o desporto, que se despede de um dos seus talentos mais brilhantes.

#ForçaDiogo #LutoNoFutebol #ÚltimoAdeus