A Bulgária prepara-se para adotar o euro em 2026
O Conselho da União Europeia e o Parlamento Europeu aprovaram a adesão da Bulgária à zona euro, com a entrada em vigor marcada para 1 de janeiro de 2026.

A Bulgária está prestes a integrar a zona euro, com a adesão programada para 1 de janeiro de 2026. Esta decisão foi oficialmente sancionada hoje pelo Conselho da União Europeia e pelo Parlamento Europeu, sinalizando que o país se tornará o 21.º membro da área do euro.
Segundo um comunicado emitido pelo Conselho, foram aprovados os últimos atos legais necessários para a introdução do euro na Bulgária, encerrando assim o processo que permitirá ao país usufruir da moeda comum da União Europeia já no próximo ano.
O Parlamento Europeu também manifestou, em nota, um apoio quase unânime à candidatura da Bulgária para a adoção do euro, com a votação a contar com 531 votos a favor, 69 contra e 79 abstenções durante a sessão realizada em Estrasburgo.
A zona euro, que foi criada oficialmente em 1999, consiste numa união monetária que abrange 21 dos 27 Estados-membros da União Europeia, com o objetivo de promover a estabilização económica e a integração financeira. O Banco Central Europeu é a entidade responsável pela gestão da política monetária comum.
Para que um país possa aderir à zona euro, é imprescindível que cumpra critérios económicos e financeiros restritos, conhecidos como critérios de convergência. A união monetária facilita as transações comerciais e promove a estabilidade de preços, embora também enfrente desafios, especialmente em situações de crise económica.
Recentemente, a Croácia foi o último país a aderir ao euro, tendo feito a transição em 2023.
No caso da Bulgária, foi estabelecida uma taxa de conversão fixa entre o euro e o lev búlgaro, que será de 1,95583 lev por 1 euro.