A ministra Margarida Blasco levantou a suspensão de 81 viaturas de bombeiros, previamente paradas após um acidente mortal, após confirmação de estarem operacionais.
A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, anunciou que foi levantada a suspensão preventiva da autorização de circulação de 81 viaturas de bombeiros, que haviam sido paradas após um trágico acidente em Odemira, ocorrendo a 1 de janeiro deste ano e resultando na morte de um bombeiro e ferimentos graves em outros quatro.
A decisão de retomar a circulação das viaturas surge depois de uma inspeção realizada pelas entidades competentes, que confirmou que todos os veículos estão totalmente homologados pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), cumprindo assim todos os requisitos legais necessários para a sua utilização.
Com o levantamento da suspensão, estas viaturas estão agora operacionais, o que contribui para o fortalecimento do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR). O Governo expressou a sua confiança no trabalho realizado diariamente pelos bombeiros portugueses em todo o território nacional.
É importante reforçar que a ministra tinha decidido suspender as viaturas devido à sua aquisição em conjunto com o veículo envolvido no acidente fatal, mas agora todas as condições de segurança foram verificados.