Mundo

Yulia Navalnaya pede a Putin a libertação de prisões políticas antes de cimeira crucial

A viúva de Alexei Navalny, Yulia, lançou um apelo ao presidente russo, Vladimir Putin, para soltar os opositores da guerra, numa mensagem que antecede uma reunião entre Putin e Trump.

há 2 horas
Yulia Navalnaya pede a Putin a libertação de prisões políticas antes de cimeira crucial

Yulia Navalnaya, esposa do opositor russo Alexei Navalny, apelou hoje ao Presidente Vladimir Putin para libertar os prisioneiros políticos na Rússia, a poucos dias da cimeira com o líder dos Estados Unidos, Donald Trump, no Alasca. “Exorto a libertar os ativistas e jornalistas russos, assim como os civis ucranianos. Todos os que foram detidos devido a opiniões críticas sobre a guerra e publicações nas redes sociais merecem ser libertos”, afirmou Yulia em mensagem de vídeo divulgada no seu canal no Telegram.

O encontro entre Trump e Putin terá lugar numa base militar próxima de Anchorage e será a primeira cimeira oficial desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022. Tanto a Ucrânia, comandada pelo Presidente Volodymyr Zelensky, como outros líderes europeus, não foram convidados para participar nas discussões.

Nos dias que antecederam a cimeira, Zelensky e os seus aliados europeus tentaram convencer Trump, numa videoconferência realizada na quarta-feira, a não tomar decisões sem a consulta dos ucranianos. Trump indicou duas possibilidades, dependendo do desenrolar da reunião: uma cimeira de sucesso que poderia resultar numa nova conversa com Zelensky ou uma situação desastrosa que impossibilitaria novos encontros.

#LibertemOsOpostos #VozDeCoragem #PazNaUcrânia