Vasco Costa revela planos para um plantel versátil e homogéneo no Moreirense
O técnico do Moreirense, Vasco Costa, destacou a importância de um plantel equilibrado e versátil, capaz de competir a alto nível em cada partida da I Liga.

O treinador do Moreirense, Vasco Costa, fez hoje declarações sobre a formação do plantel para a nova temporada, afirmando a sua intenção de construir uma equipa "homogénea" e "versátil". Este objetivo visa garantir que o Moreirense possa lutar pela vitória em todos os jogos da I Liga de futebol.
Durante o primeiro treino da pré-época, o jovem técnico de 36 anos sublinhou que o clube de Moreira de Cónegos apresenta uma estrutura sólida, afirmando que não tenciona fazer mudanças radicais numa equipa que já possui uma "base criada" e "capacidade para dar garantias". Contudo, adiantou que serão necessárias algumas intervenções "cirúrgicas" antes do encerramento do mercado de verão.
“É fundamental que as alterações que venhamos a fazer sejam bem pensadas, com o intuito de alcançar um plantel equilibrado em termos de qualidade e versatilidade nas características dos jogadores. Queremos ser a equipa que aspiramos ser”, afirmou, em conversa com a imprensa.
Vasco Costa, que foi vice-campeão da II Liga na última época ao serviço do Alverca, destacou que procura jogadores que possam "desempenhar diferentes funções em campo" para compor um grupo forte e competitivo, apto para ambicionar a vitória em todos os desafios.
“Nosso objetivo é criar as condições para lutarmos pelos três pontos em cada partida, seja em casa ou fora. Sabemos que o caminho será difícil, especialmente numa liga tão competitiva, onde muitos já nos consideram perdedores antes de começar”, acrescentou.
O treinador enfatizou a meta da equipa técnica de fazer com que o Moreirense dê passos firmes e sustentados, alinhando sua abordagem ao modelo de jogo que idealiza – positivo, ambicioso e que valoriza os jogadores. Ele considera que essa sinergia pode resultar em uma boa classificação e em valorização para todos os envolvidos.
Ao ser questionado sobre a sua escolha pelo Moreirense, após a conclusão da época passada, Vasco Costa destacou a sua “fantástica identificação com o projeto”, o “processo de recrutamento” e a visão do clube como um “exemplo de excelência no futebol português”.
O treinador, que conquistou duas vezes a Liga Revelação com o Estoril Praia e uma Liga 3 com a União de Leiria, assinou um contrato até 2027 e expressou entusiasmo por iniciar esta nova experiência no norte do país, onde encontrou um acolhimento notável.
No primeiro treino da temporada 2025/26, o defesa central Maracás e o extremo Antonisse não estiveram presentes. Já os 20 jogadores que compõem oficialmente o plantel incluíram Francisco Barbosa, Dias e Pedro Jesus, oriundos da equipa sub-19, além do médio inglês Jimi Gower, de 20 anos, ex-Arsenal e atualmente em período de experiência.